(11) 3661-6488
(11) 94249-4549

METALIZAÇÃO

rolo de arame para metalização

Metalização por “Arc Spray” e “Flame Spray”

 

A metalização é um procedimento para aplicar revestimentos, no qual arames são derretidos e ademais pulverizados, principalmente numa superfície metálica. A forma de fusão dos arames pode ser obtida por meios elétricos (Arc Spray) ou analogamente químicos (Flame Spray).

A aspersão térmica fornece enchimentos até 6 mm de espessura, aplicados principalmente em grandes áreas, com altas taxas de deposição.
A qualidade dos revestimentos dependem primordialmente da sua porosidade, macro dureza, micro dureza e ademais da rugosidade superficial. A força de adesão das camadas aplicadas  está relacionada principalmente com a velocidade de projeção das partículas metálicas.

 

Aplicações técnicas da metalização

 

1. Proteção superficial de grandes estruturas metálicas.
2. Proteção de plataformas offshore.
3. Revestimentos para resistência à corrosão, abrasão e ademais ao atrito metálico.
4. Reparação de componentes mecânicos desgastados.
5. Restauração dimensional.

 

Principais vantagens do processo

 

1. Principalmente custos certamente muito baixos.
2. Revestimentos superficiais com proteção anódica.
3. Forças de adesão superiores a pintura, e ademais com vida útil maior.
4. Excelente eficiência e ademais produtividade.
4. Pode ser executado em condições de altas temperaturas.
5. Podem ser pulverizados vários metais puros e igualmente ligas metálicas.

 

 

Os arames são fabricados nos seguintes diâmetros:  1,6 mm (Arc Spray)  e  3,18mm (Flame Spray)

 

 

Arames disponíveis:

 

 

• Aços carbono: AISI 1020 – Enchimentos para recuperação dimensional.

• Aços inoxidáveis austeníticos: AISI 304 e ademais AISI 316 – Camadas resistentes à corrosão e ao contrário, com moderada resistência ao desgaste.

• Aços inox. martensíticos duros: AISI 410 e ademais AISI 420 – Enchimentos com boa resistência ao desgaste e ademais ao atrito metal metal. Ao contrário, apresenta moderada resistência à corrosão.

• Alumínio: puro, com 5% de silício (4043) e igualmente com 12% de silício (4047) – Para proteção anticorrosiva atmosférica, por água doce ou salgada. Ademais para recuperar peças de alumínio.

• Cobre: puro – Para aplicações que requerem elevada condutibilidade elétrica. Usado frequentemente para metalizar cilindros da indústria gráfica.

• Bronze alumínio – Produz camadas densas, resistentes ao desgaste. Dessa forma, é frequentemente indicado para metalizar componentes de máquinas, pelo seu baixo coeficiente de fricção.

• Zinco: puro – para proteção galvânica anticorrosiva. Usado ademais como barreira para interferências de radiofrequência e ou eletromagnéticas

• Base de aderência para metalização: níquel alumínio com 5 e 20% de alumínio – Liga especial níquel alumínio para efetuar a camada inicial de aderência. Boa resistência à corrosão, inclusive em temperaturas elevadas.

 

Veja outras informações no nosso catálogo eletrônico.